7 etapas para você construir uma maquiagem impecável

Quer fazer uma make digna das divas de Hollywood mas não sabe nem por onde começar? Saiba que isso não é nada complicado e pode ser feito facilmente apenas com 7 etapas.

É importante ressaltar que o tipo de maquiagem vai depender do evento e do horário do dia que se vai usar a make. Eventos diurno pedem acabamento de base mais leve, sem muitos produtos e  sombras mais claras ou neutra, de prefeência sem muito brilho ou totalmente foscas.

Já maquiagem noturna pode ser mais carregada, com cobertura maior de base, iluminação, contorno e sombras mais escuras e cintilantes.

Acompanhe as 7 etapas básicas para qualquer produção:

Etapa 1 – Pré Maquiagem

Como fazer a pré maquiagem

Essa etapa é primordial e não pode ser ignorado de jeito nenhum. É importante limpar e hidratar a pele como produtos específicos para seu tipo de pele.

Essa etapa é muito importante por que você precisa remover todas as impurezas, balancear PH da pele e hidratar de maneira adequada.

Confira no artigo sobre pré-maquiagem como fazer essa etapa essencial.

Etapa 2 – Preparação de pele

Preperação de pele

O segundo passo é preparar a pele para que ela fique com aparência homogênea e saudável.  É muito  importante que você aplique primeiro primer, para disfarçar os poros aparentes e sua maquiagem durar por mais tempo.

Em seguida, corrija todos os “defeitinhos” com um corretivo do tom da sua pele  ou mais próxima possível. Você pode aplicar para esconder sardas, cobrir olheiras, marcas de espinhas, hematomas e outras machas que você quer disfarçar.

A base é o próximo passo dessa tapa, ela deve ser do tom da sua pele e específica para seu tipo de pele. Tem dificuldades para escolher sua base? Sem problemas! Aqui tem um artigo que vai te ajudar a nunca mais errar a base ideal para você.

E por último nesta etapa, é importante aplicar o pó com um pincel específico para este finalidade, para selar os produtos aplicados e evitar que escorra durante o tempo que você estiver maquiada. O pó pode ser do tom da sua pele, ou até mesmo um pó translúcido. O pó translúcido, pode ter uma leve cor rosada ou branca, não dá cor a pele e serve para qualquer tom de pele, ele apenas vai selar com uma leve camada e dar um aspecto mais sequinho e natural a pele. 

Etapa 3 – Olhos

Sombras coloridas

Não precisa necessariamente ser após a preparação da pele, algumas pessoas gostam de fazer os olhos antes, por que sombras escuras, pigmentos ou glitter podem cair na pele e você precisará refazer a limpeza e a preparação da pele neste local.

Neste caso, faça a ordem que você se sinta mais confortável.

O primeiro passo é aplicar um primer próprio para os olhos, pois ele garante que a sombra dure por mais tempo, além de potencializar a cor.

Caso não possua um primer para olhos, ele pode ser facilmente substituído por um corretivo liquido ou cremoso, mais claro que seu tom de pele.

Aplique o primer ou corretivo em toda a pálpebra de maneira homogênea, de forma que não fique nenhuma marca ou vinco. Isso garantirá que sua sombra fique uniforme sobre toda a área.

Em seguida aplique a cor ou as cores escolhidas. Fique atenta para a ordem e local que as cores serão aplicadas. As cores  escuras sempre ficam para fora enquanto as cores mais claras mais próximas a canto interno dos olhos. Aplicar as cores das sombras em ordem inversa irá diminuir seus olhos e conferir um efeito bem estranho ao olhar.

O terceiro passo não é obrigatório mas muito interessante, que  é delinear os olhos rente aos cílios superiores.

Existem vários formatos de delineado, sendo os mais utilizados os simples e o gatinho. A escolha do delineado vai depender do efeito que se quer atingir.  Confira no vídeo abaixo como você pode fazer esses delineados.

O próximo passo também não é obrigatório, mas confere um charme a mais na produção, que é delinear a parte inferior dos olhos. A cor do lápis escolhido também depende se você quer aumentar ou diminuir os olhos.Lápis branco ou bege abrem o olhar, enquanto preto ou marrom diminuem os olhos.

Aplique o lápis escolhido na linha d’água e rente os cílios inferiores. O truque para que o lápis não escorra é aplicar uma sombra da mesma cor ou próxima da cor do lápis e esfumar com um pincel de precisão.

E por último, aplique a máscara de cílios, ela vai dar o toque final aos olhos. Aplique várias camadas de máscara nos cílios superiores, intercalando entre os olhos para criar o efeito de cílios maiores e mais volumosos.

No cílios inferiores não há necessidade de de tantas camadas, apenas uma já é suficiente para deixá-los mais aparentes.

Um dica interessante para curvar os cílios é utilizar o curvex ANTES da máscara de cílios, nunca depois, por pode acabar quebrando seus cílios.

Etapa 4 – Iluminação

O iluminador pode ser cremoso, em pó ou liquido. Pode ser aplicado com pincel ou com os dedos, tendo o cuidado de não deixar marcações.

Essa etapa dever ser utilizada apenas para eventos noturnos, como casamentos, formaturas, festas de debutantes, baladas ou outra ocasião que seja necessário uma produção mais chique.

A iluminação dá destaque a áreas especificas do rosto que se quer chamar mais atenção. Os pontos geralmente iluminados são topo da bochecha, topo do nariz, entre os olhos, queixo e acima dos lábios superiores.

O contorno é outra etapa não obrigatória nem essencial, só é utilizado quando se achar necessário.

Etapa 5 – Contorno

Essa etapa é utilizada para afinar ou diminuir partes do rosto que não agradam, criando uma sombra e assim parecendo que aquela área é menor.

As partes dos rosto geralmente onde é feito o contorno são: laterais do rosto, testa, laterais do nariz, e na área do maxilar, para diminuir a papada. (Conforme imagem ilustrativa ao lado).

Existem paletas específicas de contorno, em pó ou cremoso. Para as iniciantes nesse assunto, o melhor é começar com os contornos em pó (que também pode ser um pó facial mais escuro que a sua pele), pois é mais fácil de esfumar que os contornos cremosos.

Etapa 6 – Blush

Aqui é a aquela etapa #TemQueTer, não pode faltar na produção, mesmo durante o dia ou noite. O blush irá dar um ar de saúde ao rosto. Deve-se utilizar um pincel chanfrando apropriado para blush para aplicação.

O local (deve se aplicado na área mais alta das bochechas) e a quantidade a ser aplicada também é importante, pois você pode pecar pelo excesso e criar o famoso efeito “palhacinha”, e acredito que não seja sua intenção, certo?

A cor da pele também influencia na escolha da cor do blush. Pessoas de pele clara devem evitar as cores mais escuras, enquanto as de pele morena e negra devem evitar as cores claras.

Etapa 7 – Lábios

E por último, mas não menos importante, os lábios. Você pode aplicar um batom em bala ou líquido, gloss e agora os queridinhos do momento, os lip tints.

Para não errar na escolha da cor, você deve ficar atenta ao momento do dia que você vai usar a maquiagem, e também as cores das sombras escolhidas, para não “brigar” com toda produção feita.

Escolha entre cores neutras como nude e marrom ou claras sem ou com pouco brilho para eventos diurnos. Já os eventos noturnos como festas e baladas permitem qualquer cor de batom, seja ele escuro ou claro, metalizados ou até mesmo fosco, o importante é você se sentir confortável com a cor escolhida.

Com isso finalizamos as 7 etapas da nossa maquiagem de arrasar qualquer quarteirão.

O próximo passo é com você, assista tutoriais de maquiagem no YouTube e pratique bastante para se tornar uma verdadeira expert de maquiagem.

A Maya Cosméticos possui um canal no YouTube com um vários vídeos de maquiagem ensinando fazer diversas técnicas. Escolha aquela que mais te agrada e que vai fazer você sentir uma verdadeira gata!

E aí, curtiu esse artigo de como fazer passo a passo uma maquiagem linda? Deixa o seu comentário!

Tudo que você precisa saber sobre pincéis de maquiagem

Os pinceis de maquiagem são para o maquiador o que os pinceis são para o artista: A principal ferramenta para criar a sua obra com perfeição.

Os pinceis podem ser em vários formatos, tamanhos, cores, funções, cerdas,etc. São tantas opções que as vezes nos sentimos perdidos qual serve para o que, não é mesmo? Confira neste artigo o guia completo para você não errar na escolha dos pincéis para fazer sua maquiagem.

Cerdas

O tipo de cerdas que você escolhe pode influenciar no resultada da sua make. Atualmente existem 3 tipos básicos de cerdas: naturais, sintéticas ou mistas.

Naturais

As naturais, como o próprio nome diz, são provenientes de pelos de animais e geralmente são mais macias. Esse tipo de pincel retem mais produto no pincel devido ao acabamento poroso do pelo, indicado para aplicação de produtos em pó ou para esfumar.

Sintéticas

Já os sintéticos, que podem ser mais duros (já existem pinceis sintéticos tão macios quanto os naturais),  tem os pelos mais brilhantes e não absorvem produto, indicado para aplicação de produtos líquidos e cremosos como bases, corretivos, batom, delineador, sombras cremosas, etc.

Mistas

Os mistos são a mistura dos 2 tipos de pelos. Encontrado geralmente em pinceis kabukis e duo fibers, os pelos sintéticos ficam na ponta e os naturais na base. Este tipo de pincel é excelente para um acabamento mais leve e mais natural à maquiagem, como aplicação de base.

Base

Os pinceis de base são um capítulo a parte na história dos pinceis. Isso porque existe no mercado uma infinidade de opções de acordo com o acabamento que você deseja. Irei citar aqui os mais utilizados:

Língua de gato

Muito recomendado para ser utilizada para aplicação de base, permite que você aplique a base em menos tempo e com sua ponta mais afinada, permite alcançar locais do rosto onde outras acessam com mais dificuldade. Prático e fácil de utilizar, este pincel não requer nenhuma técnica especial para espalhar a base, você precisa apenas passar sobre a pele. Sua cobertura é mais pesada e é indicado para bases liquidas e cremosas.

Duo Fiber

Este pincel possui cerdas mistas, sintéticas na base e naturais na ponta. Ele distribui uniformemente a base, apenas com movimentos circulares suaves. A cobertura que ele deixa é de leve a média e é mais indicado para ser utilizado com base líquida.

Kabuki

De formato chato e tamanho menor que a maioria dos pinceis, além de aplicação de base, o pincel Kabuki pode ser usado para outras funções como aplicação de contorno,  blush e iluminador. Isso porque sua cerda sintética macia ajuda a criar um acabamento perfeito com apenas um pincelada.

Esponja gota

Esse item não é necessariamente um pincel, mas sua função para aplicar base merece menção honrosa aqui. Ela é perfeita para aplicar bases líquidas e cremosas, pois garante uma aplicação mais homogênea em todo o rosto. A aplicação correta deve ser com batidinhas e nunca arrastando a esponja na pele, porque desta forma você irá tirar o produto em vez de aplicar.

Corretivo

O corretivo na maquiagem não é obrigatório, ao menos que você queira corrigir marcas indesejadas como olheiras, espinhas, cicatrizes, etc. A escolha de um bom pincel para corretivo vai te ajudar a cobrir as marcas indesejadas e te dar uma cor mais uniforme na pele. Confira abaixo 3 pincéis de corretivo que você pode usar:

1. Pincel Achatado (língua de gato)

Com cerdas achatadas e sintéticas, este pincel cria uma superfície lisa e com cobertura maior sobre a pele. ⠀

2. Pincel Fino

Para locais com manchas pequenas ou de difícil acesso para pinceis maiores, este pincel é excelente para esta função, mas tome cuidado com a quantidade de corretivo utilizado, um pouco já suficiente para cobrir a área desejada. ⠀

3. Pincel de Polimento para Corretivo

Este pincel cria uma cobertura mais suave por ter as cerdas mais macias, pode ser utilizado em áreas com manchas claras que não necessitam de muita cobertura.

O pó é essencial na maquiagem para selar todos os produtos aplicados. O pincel de pó é mais gordinho e volumoso que os outros pinceis para que ele retenha mais produto para melhor distribuição no rosto. Para não acumular pó em nenhuma área, o ideal é retirar o excesso antes de aplicar o pó no rosto.

Olhos

Embora essa  área seja tão pequena, s olhos merecem atenção especial na maquiagem, ele dita todas as cores e  acabamento de sua maquiagem. Os pinceis para olhos tem inúmeros formatos e funções diferentes. Confira a seguir os principais deles.

Pincel Chato de Sombra

Esse pincel é o mais importante para olhos, ele irá aplicar a cor da sombra escolhida nos olhos. Se a sombra for em pó, a forma correta de sua aplicação é sempre depositando e nunca puxando, para garantir maior pigmentação da sombra e para que o pó não caia sobre a pele.

Pincel Angular de Canto externo

Não é obrigatório, mas seu uso pode dar um toque todo especial ao olhar. Ele deve ser aplicado na parte externa dos olhos, em formato mais arrendondado ou puxado para fora, depende do efeito que deseja criar. Aqui vale lembrar que a cor escolhida na parte externa deve ser mais escura que a cor escolhida na pálpebra móvel para não diminuir os olhos.

Pincel Chanfrado ou Fino

Esses dois tipos de pinceis são utilizados para fazer um traço no olho, seja ele na parte superior ou inferior do olho, o famoso delineado. Seu uso aqui vai depender do tamanho do traçado desejado e qual você sinta mais confortável.

Pincel de Côncavo

O concavo é a dobrinha logo acima da pálpebra móvel. O uso de sombra nesta área serve para criar uma maior profundidade a pálpebra.

Pincel para Esfumar

Este é outro pincel #TemQueTer. Seu uso irá criar uma maquiagem mais uniforme, suave e harmônica. Para esfumar a sombra com precisão, você deve deixar a mão leve e fazer movimentos circulares. Uma boa forma de conseguir este toque mais suave e segurar o pincel mais na ponta.

Pincel de Boca

Outro pincel opcional para uso pessoal é o de boca. Mais fino que os demais, ele garante que você desenhe os lábios com precisão e faça o preenchimento mais uniformemente.

Pincel para Contorno

Estes pinceis também não são obrigatórios e também não se aplica a todos os momentos. Esse tipo de pincel serve para fazer a marcação de áreas que se deseja escurecer para esconder como testa, bochechas, nariz, papada, etc. Existem vários tamanhos destes pinceis, e seu uso depende da área que se deseje contornar.

E ai curtiu esse guia sobre pincéis? Conta para mim quais são os pinceis você mais utiliza.?

Aproveite para conhecer nossos Pinceis de maquiagem na nossa loja virtuai.