7 etapas para você construir uma maquiagem impecável

Quer fazer uma make digna das divas de Hollywood mas não sabe nem por onde começar? Saiba que isso não é nada complicado e pode ser feito facilmente apenas com 7 etapas.

É importante ressaltar que o tipo de maquiagem vai depender do evento e do horário do dia que se vai usar a make. Eventos diurno pedem acabamento de base mais leve, sem muitos produtos e  sombras mais claras ou neutra, de prefeência sem muito brilho ou totalmente foscas.

Já maquiagem noturna pode ser mais carregada, com cobertura maior de base, iluminação, contorno e sombras mais escuras e cintilantes.

Acompanhe as 7 etapas básicas para qualquer produção:

Etapa 1 – Pré Maquiagem

Como fazer a pré maquiagem

Essa etapa é primordial e não pode ser ignorado de jeito nenhum. É importante limpar e hidratar a pele como produtos específicos para seu tipo de pele.

Essa etapa é muito importante por que você precisa remover todas as impurezas, balancear PH da pele e hidratar de maneira adequada.

Confira no artigo sobre pré-maquiagem como fazer essa etapa essencial.

Etapa 2 – Preparação de pele

Preperação de pele

O segundo passo é preparar a pele para que ela fique com aparência homogênea e saudável.  É muito  importante que você aplique primeiro primer, para disfarçar os poros aparentes e sua maquiagem durar por mais tempo.

Em seguida, corrija todos os “defeitinhos” com um corretivo do tom da sua pele  ou mais próxima possível. Você pode aplicar para esconder sardas, cobrir olheiras, marcas de espinhas, hematomas e outras machas que você quer disfarçar.

A base é o próximo passo dessa tapa, ela deve ser do tom da sua pele e específica para seu tipo de pele. Tem dificuldades para escolher sua base? Sem problemas! Aqui tem um artigo que vai te ajudar a nunca mais errar a base ideal para você.

E por último nesta etapa, é importante aplicar o pó com um pincel específico para este finalidade, para selar os produtos aplicados e evitar que escorra durante o tempo que você estiver maquiada. O pó pode ser do tom da sua pele, ou até mesmo um pó translúcido. O pó translúcido, pode ter uma leve cor rosada ou branca, não dá cor a pele e serve para qualquer tom de pele, ele apenas vai selar com uma leve camada e dar um aspecto mais sequinho e natural a pele. 

Etapa 3 – Olhos

Sombras coloridas

Não precisa necessariamente ser após a preparação da pele, algumas pessoas gostam de fazer os olhos antes, por que sombras escuras, pigmentos ou glitter podem cair na pele e você precisará refazer a limpeza e a preparação da pele neste local.

Neste caso, faça a ordem que você se sinta mais confortável.

O primeiro passo é aplicar um primer próprio para os olhos, pois ele garante que a sombra dure por mais tempo, além de potencializar a cor.

Caso não possua um primer para olhos, ele pode ser facilmente substituído por um corretivo liquido ou cremoso, mais claro que seu tom de pele.

Aplique o primer ou corretivo em toda a pálpebra de maneira homogênea, de forma que não fique nenhuma marca ou vinco. Isso garantirá que sua sombra fique uniforme sobre toda a área.

Em seguida aplique a cor ou as cores escolhidas. Fique atenta para a ordem e local que as cores serão aplicadas. As cores  escuras sempre ficam para fora enquanto as cores mais claras mais próximas a canto interno dos olhos. Aplicar as cores das sombras em ordem inversa irá diminuir seus olhos e conferir um efeito bem estranho ao olhar.

O terceiro passo não é obrigatório mas muito interessante, que  é delinear os olhos rente aos cílios superiores.

Existem vários formatos de delineado, sendo os mais utilizados os simples e o gatinho. A escolha do delineado vai depender do efeito que se quer atingir.  Confira no vídeo abaixo como você pode fazer esses delineados.

O próximo passo também não é obrigatório, mas confere um charme a mais na produção, que é delinear a parte inferior dos olhos. A cor do lápis escolhido também depende se você quer aumentar ou diminuir os olhos.Lápis branco ou bege abrem o olhar, enquanto preto ou marrom diminuem os olhos.

Aplique o lápis escolhido na linha d’água e rente os cílios inferiores. O truque para que o lápis não escorra é aplicar uma sombra da mesma cor ou próxima da cor do lápis e esfumar com um pincel de precisão.

E por último, aplique a máscara de cílios, ela vai dar o toque final aos olhos. Aplique várias camadas de máscara nos cílios superiores, intercalando entre os olhos para criar o efeito de cílios maiores e mais volumosos.

No cílios inferiores não há necessidade de de tantas camadas, apenas uma já é suficiente para deixá-los mais aparentes.

Um dica interessante para curvar os cílios é utilizar o curvex ANTES da máscara de cílios, nunca depois, por pode acabar quebrando seus cílios.

Etapa 4 – Iluminação

O iluminador pode ser cremoso, em pó ou liquido. Pode ser aplicado com pincel ou com os dedos, tendo o cuidado de não deixar marcações.

Essa etapa dever ser utilizada apenas para eventos noturnos, como casamentos, formaturas, festas de debutantes, baladas ou outra ocasião que seja necessário uma produção mais chique.

A iluminação dá destaque a áreas especificas do rosto que se quer chamar mais atenção. Os pontos geralmente iluminados são topo da bochecha, topo do nariz, entre os olhos, queixo e acima dos lábios superiores.

O contorno é outra etapa não obrigatória nem essencial, só é utilizado quando se achar necessário.

Etapa 5 – Contorno

Essa etapa é utilizada para afinar ou diminuir partes do rosto que não agradam, criando uma sombra e assim parecendo que aquela área é menor.

As partes dos rosto geralmente onde é feito o contorno são: laterais do rosto, testa, laterais do nariz, e na área do maxilar, para diminuir a papada. (Conforme imagem ilustrativa ao lado).

Existem paletas específicas de contorno, em pó ou cremoso. Para as iniciantes nesse assunto, o melhor é começar com os contornos em pó (que também pode ser um pó facial mais escuro que a sua pele), pois é mais fácil de esfumar que os contornos cremosos.

Etapa 6 – Blush

Aqui é a aquela etapa #TemQueTer, não pode faltar na produção, mesmo durante o dia ou noite. O blush irá dar um ar de saúde ao rosto. Deve-se utilizar um pincel chanfrando apropriado para blush para aplicação.

O local (deve se aplicado na área mais alta das bochechas) e a quantidade a ser aplicada também é importante, pois você pode pecar pelo excesso e criar o famoso efeito “palhacinha”, e acredito que não seja sua intenção, certo?

A cor da pele também influencia na escolha da cor do blush. Pessoas de pele clara devem evitar as cores mais escuras, enquanto as de pele morena e negra devem evitar as cores claras.

Etapa 7 – Lábios

E por último, mas não menos importante, os lábios. Você pode aplicar um batom em bala ou líquido, gloss e agora os queridinhos do momento, os lip tints.

Para não errar na escolha da cor, você deve ficar atenta ao momento do dia que você vai usar a maquiagem, e também as cores das sombras escolhidas, para não “brigar” com toda produção feita.

Escolha entre cores neutras como nude e marrom ou claras sem ou com pouco brilho para eventos diurnos. Já os eventos noturnos como festas e baladas permitem qualquer cor de batom, seja ele escuro ou claro, metalizados ou até mesmo fosco, o importante é você se sentir confortável com a cor escolhida.

Com isso finalizamos as 7 etapas da nossa maquiagem de arrasar qualquer quarteirão.

O próximo passo é com você, assista tutoriais de maquiagem no YouTube e pratique bastante para se tornar uma verdadeira expert de maquiagem.

A Maya Cosméticos possui um canal no YouTube com um vários vídeos de maquiagem ensinando fazer diversas técnicas. Escolha aquela que mais te agrada e que vai fazer você sentir uma verdadeira gata!

E aí, curtiu esse artigo de como fazer passo a passo uma maquiagem linda? Deixa o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *